SOBRE        PROJETOS        PROCESSO  



Jardim da Saudade | Memorial Reencontro


*Conceituação
*Instalação
*Acompanhamento

MONUMENTO EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA COVID-19
O Memorial Reencontro é um monumento em memória às vítimas da Covid-19, desenvolvido para o grupo funerário Jardim da Saudade. O espaço foi pensado para remeter à cerimônia de despedida e ao rito de passagem daqueles que se foram, mas que não puderam ser devidamente oficializados na pandemia devido às restrições de segurança e distanciamento.

A instalação conta com dez colunas de aço corten, dispostas de maneira circular, inspiradas nos menires – monumentos pré-históricos, associados ao culto dos astros e da natureza, sendo considerados locais de comunhão e intensa espiritualidade. Esses pilares representam ainda os familiares e amigos que não puderam estar presentes na despedida, enquanto as palavras gravadas em sua estrutura representam os sentimentos e emoções que gostariam de expressar.





No centro do espaço há um lago, que reflete a imagem do céu, convidando o visitante a olhar para cima, contemplando a imensidão. A água representa o elemento essencial do universo e o formato circular do lago remete ao ciclo da vida, como uma celebração da história dos entes homenageados. No fundo do lago, foram gravadas as palavras do poeta e filósofo Khalil Gibran, que convida à lembrança dos que partiram, num eterno reencontro.



 

Rio de Janeiro, RJ – Brasil

hello@manchagrafica.com

+55 21 99871 4692